Entre o futsal, a UnisulVirtual e a cidade luz

Gabriel Miraglia -2Estudante do curso de Comércio Exterior, Gabriel Miraglia divide-se entre as quadras de futsal em Paris e os livros da UnisulVirtual.

No Brasil, a missão de tornar-se profissional em qualquer modalidade esportiva demanda persistência e força de vontade. Não foi diferente com o acadêmico Gabriel Miraglia, estudante de Comércio Exterior da UnisulVirtual e jogador de futsal.

Aos 27 anos, Gabriel é o goleiro do Sporting Paris, equipe da capital francesa. Entretanto, até residir e trabalhar na Europa, Gabriel teve que passar pela dureza e dificuldade do esporte no Brasil. “Meu primeiro campeonato oficial foi em 2001, pelo São Cristóvão, do Rio de Janeiro. Mas passei pelas categorias de base de muitos times como o São Cristóvão, Mangueira, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e Olaria”, lembra.

gabriel paris

Chegada do atleta à equipe francesa foi celebrada na clube.

A passagem pelos diversos times do Rio de Janeiro terminou em 2005, quando o goleiro recebeu uma proposta para atuar na 2ª divisão do Campeonato Italiano. ”Como o futsal no Rio era carente de investimentos, aceitei a oferta. Felizmente, tive sucesso e conquistei muitos títulos: Campeonato Italiano serie A2, dois Campeonatos Italianos Serie A, duas Supercopas Italianas e uma Copa Itália. Foram oito anos no mesmo clube: o Marca Futsal, da cidade de Castelfranco Veneto”, valoriza Gabriel.

Natural do Rio de Janeiro, Gabriel herdou a cidadania italiana de seu avô paterno, o que possibilitou que defendesse a seleção italiana sub-21 por quatro anos consecutivos. Durante o tempo que permaneceu na Itália, o acadêmico tentou cursar Comércio Exterior na Università Cá Foscari Venezia, em Veneza, “Por ser presencial, não consegui conciliar os horários das aulas com os de treinamento. Fui obrigado a abandonar, pois não estava tendo bom rendimento nem dentro de quadra nem nos estudos”, diz.

A crise econômica europeia também atingiu a equipe em que atuava, que encerrou suas atividades. Liberado para procurar outro clube e com um currículo considerável, Gabriel recebeu boas propostas, uma delas, a do Sporting Paris, o convenceu a mudar para a cidade luz. Em paralelo, Gabriel descobriu a UnisulVirtual pelo site do Ministério da Educação.

“Eu estava procurando uma universidade que tivesse o sistema EaD reconhecido pelo MEC e encontrei a Unisul. Sempre me interessei por Comércio Exterior e Relações Internacionais. O fato de conhecer outras culturas e outras línguas, também influenciou na minha escolha”

Gabriel Miraglia

Em ação pelo Sporting Paris

Agora, o goleiro divide-se entre defender a meta do Sporting Paris e cumprir as metas do curso de Comércio Exterior. “Aqui em Paris, treinamos todos os dias e jogamos aos sábados. Não é fácil encaixar os estudos na rotina de um atleta profissional, os treinos são intensos e exigem muito, física e psicologicamente. Reservo sempre duas horas do meu dia para me dedicar aos estudos e cumprir com o cronograma das matérias. Uma nota importante: não deixar que as matérias se acumulem, pois com a agenda cheia de atividades, fica difícil de recuperar o tempo perdido”, ressalta.

A cada final de semestre, Gabriel atravessa o oceano Atlântico e viaja para Florianópolis. Realizar as avaliações presenciais é o momento de estar presencialmente na universidade, cumprir esta etapa e seguir rumo à graduação em Comércio Exterior.