Convênio internacional é destaque em Lima, no Peru

No telão, coordenadora fala, ao vivo pela Internet, de Santa Catarina, na cerimônia presencial, em Lima

Mais um projeto de cooperação internacional em Educação a Distância (EaD) foi implantado pela UnisulVirtual neste mês de maio. Quem integra a nova parceria é a Universidad Nacional Agraria La Molina, de Lima, no Peru, que passou a capacitar seus docentes com o curso de especialização em Tecnologia Digitais para a Educação Superior.

A qualificação – sob coordenação da professora Dênia Falcão Bittencourt, assessora de Inovação e Qualidade da EaD na UnisulVirtual – teve aula inaugural, dia 13, com transmissão ao vivo do Campus Virtual, em Palhoça, Santa Catarina, para a universidade de Lima.

O primeiro encontro virtual deu início aos quatro módulos da capacitação, que deve ser encerrada no final de julho de 2010. Ao longo do curso, os professores participam de aulas virtuais para conhecerem o modelo e as ferramentas de aprendizagem criadas e usadas pela UnisulVirtual. 

“A partir desse trabalho, os docentes irão desenvolver os seus próprios objetos virtuais de aprendizagem. O que isso quer dizer? Estamos oferecendo nosso know-how a eles, para que, no futuro, tenham habilidade na criação de materiais didáticos e gerenciamento de plataformas educativas a distância, sejam em cursos totalmente virtuais como no caso de semipresenciais”, explica Dênia.

Vinculado à Escola de Pós-graduação (EPG) da universidade peruana, a especialização tem 30 docentes participantes. Ao fim do 4º módulo, está previsto um encontro presencial, em Lima, para revisão e avaliação dos projetos produzidos por cada aluno.

É quando a coordenadora do curso e a diretora da UnisulVirtual, professora Jucimara Roesler, debaterão, com os docentes, a estruturação de um modelo de trabalho em EaD a ser aplicado na Universidad Nacional Agraria de La Molina.

Acordo é registrado em notícia

A troca de experiência acadêmica entre a instituição peruana e a UnisulVirtual ganhou destaque. Matérias sobre o convênio ganharam a capa do portal da Universidad de La Molina, citando a UnisulVirtual como um dos principais centros de Educação a Distância (EaD) da América Latina.        

Da esq. para dir: vice-reitor acadêmico, Dr. Jorge Aliaga Gutiérrez, o diretor da Escola de Pós-Graduação, Dr. Félix Camarena Mayta e o coordenador do curso no Peru, Dr. Waldemar Mercado

Na foto, da esq. para dir.: vice-reitor acadêmico, Dr. Jorge Aliaga Gutiérrez, o diretor da Escola de Pós-Graduação, Dr. Félix Camarena Mayta e o coordenador do curso no Peru, Dr. Waldemar Mercado

O reconhecimento foi reforçado por dirigentes acadêmicos da instituição durante a cerimônia de abertura do curso naquele país. Além de professores, o evento teve a participação do vice-reitor acadêmico, Dr. Jorge Aliaga Gutiérrez, o diretor da Escola de Pós-Graduação, Dr. Félix Camarena Mayta e o coordenador do curso no Peru, Dr. Waldemar Mercado.       

Veja mais em: www.lamolina.edu.pe/portada