Pós em Ciências da Educação investe na formação continuada

O curso de pós-graduação em Ciências da Educação propõe resgatar o protagonismo docente a partir do conhecimento científico para o debate em torno de projetos educacionais para o país.

Com aulas 100% online, o curso destina-se aos profissionais de educação (professores, instrutores, educadores sociais, entre outros), psicólogos e egressos de cursos de licenciatura ou das ciências humanas com interesse em atualizar as competências profissionais e ampliar os conhecimentos nas áreas de abrangência de pesquisa. As inscrições podem ser feitas até 13 de setembro pelo portal Unisul.

Mais sobre a metodologia de ensino

O curso em Ciências da Educação prevê uma combinação de metodologias diferenciadas para a educação a distância, centrada nas possibilidades tecnológicas e valorização de múltiplos ambientes e situações de aprendizagem, online e offline.

Portanto, ainda que uma parte do conteúdo programático e das atividades formativas do curso estejam centradas no uso das linguagens midiáticas em situações de aprendizagem, é a própria experiência como estudante que colocará o pós-graduando em contato constante com as linguagens midiáticas para além do uso instrumental das tecnologias.

Pode-se dizer que o curso não pretende ensinar a usar linguagens midiáticas, mas sim a formar o professor e pesquisador em educação para os usos dessas tecnologias em situação de aprendizagem; uma formação não apenas “para”, mas “no” uso das tecnologias em um contexto cultural em que a educação é cada vez mais ubíqua e móvel.

Diferenciais do curso

  • o acesso a materiais organizados e produzidos por professores estrangeiros e brasileiros especificamente para atender aos objetivos do curso;
  • a combinação de metodologias diferenciadas com foco no estudo autônomo e na interatividade entre estudantes e docentes para a construção de conhecimentos compartilhados;
  • o acompanhamento pedagógico de professores com expertise em pesquisa educacional;
  • a formação pautada em sólida formação científica e teórico-metodológica em princípios das ciências que estruturam a área da Educação;
  • a flexibilidade de tempos e espaços de estudos, com avaliação presencial somente ao final do curso;
  • o desenvolvimento de competências para a pesquisa científica em educação.

Atuação do especialista em Ciências da Educação

O especialista estará apto a trabalhar em sistemas educacionais públicos ou privados para exercício da docência “da” e na “qualidade” e para a formação inicial e continuada. Também poderá atuar em órgãos públicos e privados e em organizações não governamentais na elaboração, assessoria, gestão e avaliação de projetos educacionais com base em conhecimentos técnicos e científicos em contextos sociais plurais, modulados pela diversidade cultural, respeito às diferenças e por valores democráticos.

De acordo com o projeto do curso, o especialista em Educação é capaz de analisar situações passíveis de intervenção por meio da pesquisa e do conhecimento científico, de propor soluções a desafios educacionais nos contextos em que atua social ou profissionalmente como formador, gestor pedagógico e consultor educacional. É, também, o(a) pesquisador(a) apto(a) a seguir carreira acadêmica em níveis mais elevados de ensino, como cursos de pós-graduação stricto sensu.