Professor opina sobre os impactos da Operação Carne Fraca no agronegócio

Jairo Henkes, coordenador do curso de Agronegócio, fala dos impactos nas atividades da área

Professor Jairo Henkes, coordenador dos cursos de Agronegócio e Gestão Ambiental.

Na última semana o setor de agronegócio sofreu com a operação e divulgação da Operação Carne Fraca. Cabe a nós, nesse primeiro momento, observar o desenrolar dos fatos e até que ponto são prejudiciais às cadeias produtivas relacionadas ao mercado das carnes e a outros setores da economia nacional.

Enquanto técnicos e pesquisadores, não podemos concordar com relações espúrias e de negligência operacional em um ramo de atividade que por décadas tem buscado seu lugar no mercado e agora, infelizmente, por imprudência e/ou má fé de alguns, foi colocado em cheque, o que gerou desconfiança dos consumidores aqui no Brasil e em todo o mundo.

Se houve corrupção e negócios à margem da lei, e fugiram dos aspectos e normativas sanitárias internacionais, que sejam punidos exemplarmente os culpados, mas que também, se faça uma análise contextualizada da situação antes de tornar pública e difundida uma informação desta natureza, que colocou em mus lençóis milhões de brasileiros que trabalham honestamente. A esta situação cabe o ditado popular: “Os bons pagam pelos maus”.