ProFoco: as potencialidades do EaD para formar professores universitários

Em agosto, o Programa de Formações Continuada da Unisul (ProFoco) ofertou dois cursos para capacitar os docentes do Ensino a Distância (EaD). As atividades foram 100% online.

O professor Moacir Heerdt, Gerente de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação da UnisulVirtual, conta que os cursos oportunizaram a formação de 146 docentes de nossa Universidade. “O que mostra toda a potencialidade do uso da EaD na formação dos professores universitários, que muitas vezes encontram dificuldades em participar de atividades de formações presenciais, por conta de suas agendas. Ambos os cursos serão certificados e o cronograma de atividades será concluído em  setembro”.

Competências para a prática Docente na EaD

No primeiro curso, as “Competências para a prática Docente na EaD” foram apresentadas as cinco competências básicas para a prática docente, a saber: competência tecnológica, competência pedagógica, competência técnica, competência afetiva e competência gerencial. Participaram os professores das modalidades presencial e a distância. “Em sua primeira edição, esta atividade tem nos alegrado, pelo envolvimento e participação ativa dos docentes, que a cada novo tópico compartilham suas experiências e desafios encontrados no contexto sempre desafiador da sala de aula”, afirma Anderson da Silveira, que coordena as atividades do Núcleo de Formação Docente da UnisulVirtual.

O uso do EVA como apoio ao Ensino Presencial: blended learning

Na segunda atividade, “O uso do EVA como apoio ao Ensino Presencial: blended learning” destacou o uso do Espaço Virtual de Aprendizagem para o apoio pedagógico dos cursos presenciais que já é realizado há mais de 15 anos. Com a automação do processo de habilitação de turmas, implementado em 2018, atualmente são utilizadas cerca de 1700 turmas de Apoio Online por semestre. “De modo muito simples e prático, a habilitação destas salas é realizada pelo próprio docente das Unidades de Aprendizagem dos cursos presenciais. Nosso desafio é pensar em novas possibilidades de uso deste ambiente, disponibilizando aos estudantes dos cursos presenciais um ambiente de apoio online para o estudo de suas Unidades de Aprendizagem”, explica a professora Patrícia Meneghel, organizadora do curso.

Próximas atividades

Ainda em2019 novas atividades de formação serão oferecidas aos docentes da Unisul, por meio da metodologia EaD. “Em  outubro, estamos preparando uma capacitação focada no projeto e elaboração de recursos audiovisuais para fins educativos”, segundo Simone Perroni Mazon, da Equipe de Formação da UV.

Essa edição foi realizada por Simone Perroni Mazon, Patrícia Meneghel, Isabel Zoldan da Veiga Rambo, Luciana Demarchi, Lis Airê Fogolari e Anderson da Silveira.