UnisulVirtual está entre as melhores do país, segundo o Enade 2017

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade 2017 apontou os quinze melhores cursos EaD do Brasil e três desses cursos são da UnisulVirtual.  Entre todas as Universidades Comunitárias, a UnisulVirtual foi a única instituição que ficou entre as melhores avaliadas, com os cursos de: Informática, Filosofia e Gestão de Tecnologia da Informação.

O Enade é previsto na lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), de 2004.  A prova é aplicada pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – e serve para apurar os índices de qualidade de uma instituição de ensino. O Exame avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências desenvolvidas pelo estudante durante a graduação. O exame é obrigatório e o estudante só pode colar grau se fizer a prova. A outra avaliação se dá por meio do Questionário do Estudante, que permite traçar o perfil dos concluintes avaliados. A informação, combinada ao desempenho na prova, pode ajudar na definição de políticas públicas e também guiar melhorias das próprias instituições e cursos.

Para o reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, a Unisul se orgulha de ter três cursos entre os melhores do Ensino a Distância do Brasil. “Somos a única instituição com este desempenho que, certamente, é resultado da dedicação dos nossos professores, coordenadores e dos próprios estudantes. Fomos uma das instituições pioneiras nessa modalidade de ensino no Brasil e precisamos inovar constantemente se quisermos manter nossa qualidade no Ensino a Distância”, destaca o reitor.

A coordenadora do curso de Informática, Flavia Lumi Matuzawa, acredita que esse resultado tenha sido alcançado por um conjunto de fatores e pelo empenho dos estudantes. “Pensar a matriz curricular de acordo com as Diretrizes Curriculares foi o ponto de partida, assim como a oferta das UAs com professores atuantes nas respectivas áreas do conhecimento. Questões que envolveram conhecimento teórico e prático também foram bem atendidas, uma vez que os estudantes têm contato, ao longo do curso, com disciplinas de temáticas atuais que tratam do uso de TICs na educação. Adicional a estas disciplinas, tem-se como diferencial a experiência do estágio curricular em escolas e o desenvolvimento do TCC – que levam os estudantes a uma prática real em usar as tecnologias em contextos educativos. O uso das bases digitais que a Unisul assina é fortemente incentivado ao longo do curso, o que confere um conhecimento e habilidade em ambientes virtuais que são requeridos na prova também e que contribuem para uma formação docente contextualizada com a sociedade inserida no uso de tecnologias”.

O coordenador do curso de Filosofia, professor Marciel Evangelista Cataneo,  explica que a Universidade tem se preocupado com a formação continuada dos professores, envolvendo-os cada vez mais na revisão e na execução do projeto pedagógico. “Temos nos empenhado em sempre manter os alunos motivados em relação ao Enade. Foram 67 alunos que participaram do Exame de 2017 e o resultado foi excelente. Através da sala dos estudantes e da sala especialmente preparada para o Enade conversamos sobre a prova, sobre a forma de avaliação, aplicamos provas de anos anteriores e produzimos vídeos. Nas avaliações da UV, sempre promovemos a reflexão e não a simples transcrição de conteúdo. Esse método de avaliação exige que os enunciados das questões tragam problemáticas que provoquem a reflexão dos conteúdos estudados. E é isso que acontece na prova do Enade, reflexão sobre os conteúdos. E não posso esquecer de citar que contamos com um corpo docente qualificado, e uma equipe multidisciplinar na UV, que nos dá todo o apoio”.

A coordenadora do curso Gestão de Tecnologia da Informação, Ana Luisa Mulbert, também destaca que esse resultado só foi alcançado pela soma de diversas ações. “A primeira que posso destacar é a sintonia do curso com os conteúdos avaliados. O projeto do curso está bastante alinhado com os conteúdos que foram avaliados no Exame. Isso é uma decorrência dos estudos que fazemos para manter o curso atualizado e em sintonia com a formação esperada por este profissional. Dessa forma, os conteúdos da prova realizada foram, em sua grande maioria, contemplados na formação do nosso estudante. Nossas avaliações são fortemente baseadas em estudos de caso e situações práticas e os nossos estudantes analisam muitas situações e devem sempre justificar suas decisões e análises dos casos. Acredito que isso exercita bastante as competências avaliadas no Enade”, relata a professora Ana, e destaca que esse foi o primeiro Enade para esse curso no Brasil.