Ciências Aeronáuticas a distância abre inscrições

O coordenador, professor Silva Junior, é piloto com mais de 3 mil horas de voo, além de instrutor, e agora traz sua experiência para o curso de Ciências Aeronáuticas

Fazer o curso de Ciências Aeronáuticas totalmente à distância já é possível. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) homologou os cursos teóricos de piloto comercial, PC-A e PC-H (Avião ou Helicóptero), inseridos no curso de Ciências Aeronáuticas da UnisulVirtual, e foi lançado ontem, dia 08, o edital com a abertura das inscrições.

Este é o único curso com aulas totalmente à distância, somente com avaliações presenciais a cada 45 dias, feitas em um dos polos da UV espalhados em todo o País. Assim, esta é uma ótima oportunidade para todos aqueles que desejam iniciar na carreira ou já trabalham, mas pela rotina não conseguiram fazer um curso superior na área.
De acordo com o coordenador do curso, professor José Carlos da Silva, a atividade aérea não é um pré-requisito, ou seja, não é exigido o curso de Piloto Privado ou Comercial dos candidatos, pois é voltado para formar Bacharéis em Ciências Aeronáuticas que, além da profissão de piloto, poderão atuar em outras atividades na Aviação Civil.
Além disso, o currículo foi elaborado por profissionais que trabalharam com aviação durante toda a vida, como o coordenador do curso, Silva Junior, e o vice-coordenador, Paulo Roberto dos Santos, ambos graduados em Ciências Aeronáuticas pela Acdemia da Força Aérea Brasileira, com mais de 3 mil horas de voo e experiência prática e teórica, já que durante muitos anos atuaram como instrutores, além de exercerem diversos cargos de chefia na área.
Aos interessados no curso e na carreira, as perspectivas são animadoras. Com o crescimento constante do setor, do surgimento de novas companhias e a facilidade no acesso a passagens aéreas, falta profissionais para atuarem no mercado de trabalho em todo o mundo. Na perspectiva da Organização Internacional de Aviação Civil, nos próximos 20 anos cerca de 40 mil novas aeronaves devem ser adquiridas pelas empresas e, para suprir a demanda, as companhias devem contratar mais de 1 milhão de novos funcionários, entre pilotos, técnicos e comissários.
Especialmente no Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), somente em 2010 as rotas domésticas cresceram cerca de 35%, e com eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a escassez de profissionais já preocupa as empresas aéreas e a ANAC.
Atualmente, a frota da TAM, Gol e Azul soma 305 unidades. Os planos de expansão das três empresas contemplam mais 107 aeronaves em operação até 2014. A estimativa é que para cada aeronave nova seja necessário contratar de 6 a 10 novos pilotos, o que significa que, no total, serão necessários cerca de mil pilotos somente para as novas aeronaves das três companhias aéreas.
Desta forma, o curso de Ciências Aeronáuticas da UnisulVirtual é alternativa para quem que trabalhar na área ou que, já atua, mas por causa da rotina de viagens não conseguia fazer o curso superior. Para demais informações do curso acesse:  http://tinyurl.com/868ea5t 
As inscrições vão até o dia 19 de janeiro, com início das aulas dia 05 de março. Todas as informações necessárias para efetuar as inscrições estão disponíveis no edital. Para visualizá-lo, clique aqui.
Resumo do curso:
Titulação: Bacharel em Ciências Aeronáuticas
Área Profissional: Aviação Civil
Duração do Curso: 3 anos (6 semestres)
Número de Créditos: 180
Número de horas-aula: 2700
Resumo das principais datas do processo seletivo:
Inscrições abertas até: 19/01/2012
Envio de documentos até: 20/01
Lista de classificados: 27/01 a partir das 18h
Boleto disponível Web: 03/02
Pagamento de matrícula até: 10/02
Início das aulas: 05/03