Formatura transforma curso virtual em sonho real

Cristiane Nikel Tribess veio de Blumenau (SC), Clara Almeida Franceschi de Curitibanos (SC), José Lage Antão de Belo Horizonte (MG), Carlos Moreira da cidade de Moreira (PE) e Bruno Leonardo da Arábia Saudita. Durante toda a graduação, a distância para eles não foi empecilho e agora também não foi um impedimento para presencialmente, na formatura, comemorarem o sonho que conquistaram virtualmente.

No sábado, 24, a UnisulVirtual formou em Florianópolis, no Centro Sul, com transmissão e cerimônias em mais sete capitais brasileiras, os novos bacharéis, tecnólogos e licenciados que concluíram os cursos de graduação a distância da UV no segundo semestre de 2011.

No total, 1045 alunos concluíram o curso, entre aqueles que optaram pela cerimônia e em gabinete.

O vice-reitor da Unisul, Sebastião Salésio Herdt, a ex-diretora da UV, Jucimara Roesler, o atual diretor do Campus, Moacir Heerdt, o paraninfo, deputado federal Pedro Uczai, e os coordenadores dos cursos participaram do evento, assistido por familiares e amigos dos formandos, alguns presentes ali, outros pela internet.

Entre os graduados, jovens, pais de família, avós e até mesmo bisavós, como Clara, 72, cuja chegada da bisneta, assim como a formatura, também foi comemorada pela família. Ela nasceu dia 21, dois dias antes da grande noite.

Clara colocou o próprio sonho de lado para formar primeiro os cinco filhos. Agora, a advogada, a dentista, o zootecnista, a educadora física e o publicitário, além dos netos, acompanham o sonho da mãe, formada em Turismo, ser realizado aos 72 anos.

Uma diversidade permitida pelo ensino à distância, que oferece a possibilidade de graduação para muitos que não conseguiriam cursar o ensino presencial.

Carlos Grisalt, 54, formado em Segurança Pública, já havia iniciado uma graduação presencial, mas desistiu antes de concluir, por não conseguir conciliar a família, o trabalho e a rotina de estudos. Foi a EaD que permitiu que ele realizasse seu  sonho do curso superior e também o da família, que insistiu para que ele realizasse a formatura.

Também foi esse o drama de Cristiane, escolhida para ser oradora da turma e formada em Ciências Contábeis. A primeira filha, Emanuelle, foi a causa de não cursar a graduação presencial, e o ensino a distância foi o motivo de não desistir do curso quando descobriu que estava grávida da segunda filha, Gabrielle, que hoje tem 1 ano e seis meses.

José, o veterano da turma, com 76 anos, veio de Belo Horizonte (MG) para se formar em Florianópolis, embora a cerimônia também estivesse ocorrendo em sua cidade. Queria conhecer pessoalmente a Universidade que estava lhe entregando o diploma em Turismo. Não conseguia esconder a emoção de se graduar na idade em que a maioria já se aposentou.

Silvia Chaves, 49, de Jaraguá do Sul (SC), também trabalhou 32 anos até cursar uma graduação na área que conhece tão bem: Administração Pública. E se surpreendeu com a possibilidade de aprender ainda mais e com os conhecimentos que adquiriu e já colocou em prática no trabalho.

E quem escolheu morar fora do Brasil, como Bruno, também tem a oportunidade de fazer o curso superior em uma universidade brasileira. Ele trabalha em um banco de investimentos Suíço na Arábia Saudita e durante todo o curso de Administração realizou as provas em Barcelona, na Espanha, um dos locais em que é possível realizar avaliações da UV no exterior.

E esses alunos, que antes não tinham rosto, agora esboçavam sorrisos e comemoravam com colegas, professores, parentes e amigos como se conhecessem a todos deste sempre. E o que antes era um sonho, já é realidade.

Para assistir ao vídeo da formatura ou rever a cerimônia, clique aqui.

Parabéns a todos os formados!