UnisulVirtual apoia o Maio Amarelo

Logo 3x3kO Movimento Maio Amarelo nasce com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo.

A partir desta quinta, 1/5, você vai notar um lacinho amarelo no blog e nas redes sociais da UnisulVirtual. Ele representa o Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização sobre a violência no trânsito. Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” estimula a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. E o símbolo não poderia ser outro, o laço, popularizado pelas ações de prevenção e combate ao vírus HIV.

Assim, a UnisulVirtual está engajada no Maio Amarelo, principalmente pelo curso de Segurança no Trânsito. Em maio, as redes sociais da UnisulVirtual  divulgarão conteúdos e ações do Movimento. Vale ressaltar que, em 2010, a Assembleia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

linked in ok

Para o diretor da UnisulVirtual, professor Fabiano Ceretta, participar do Maio Amarelo faz  parte  da essência da Universidade. “Nossa Universidade sente-se honrada em participar desta campanha que pretende alertar as pessoas para a segurança no trânsito. Desde 2010, disponibilizamos um curso que tem essa intenção: de preparar o cidadão para estar nesse espaço comum que é o trânsito. Promove a democratização do ensino na área, pois com a modalidade a distância alcançamos todos os recantos brasileiros, proporcionando mudança no comportamento das pessoas pela qualidade de ensino que proporcionamos”, diz.

Segundo o coordenador do curso de Segurança no Trânsito, professor José Onildo Truppel Filho, o trânsito é hoje uma das áreas mais críticas do país, e a conscientização sobre educação no trânsito é urgente. “O trânsito no Brasil é uma das principais causas de morte violenta. O Código de Trânsito Brasileiro foi instituído em 1997 com a intenção de chamar a atenção de todos os brasileiros para a necessidade de mudança de comportamento no trânsito, fato este que realmente gerou reflexos. Porém, em curto espaço de tempo voltou a crescer os números de acidentes, feridos e mortes.Temos um trânsito extremamente trágico e com um desencontro de informações enorme. Vários são os órgãos e os registros que são realizados e isso já demonstra o quanto temos que melhorar nessa área”, ressalta.

Todo esse movimento coloca o Curso de Tecnologia em Segurança no Trânsito da Unisul no centro das atenções. “Temos o curso mais estruturado sobre trânsito em uma Universidade no Brasil. A grade curricular do curso atende desde a parte de educação para o trânsito até a administração dos órgãos de trânsito, perpassando todas as áreas de abrangência de todo o Código de Trânsito Brasileiro”, finaliza Truppel.

Interessou-se? Então participe também. Diversas são as maneiras de interagir com a campanha, confira no site do Movimento Maio Amarelo. Enquanto isso, confira as 10 regras básicas de comportamento no trânsito.