Agroturismo e o Desenvolvimento Sustentável no Espaço Rural

Por Marcelo Tavares

O agroturismo é a modalidade de turismo no espaço rural associada às atividades desenvolvidas em propriedades de agricultura familiar. Destaca-se por oportunizar ao turista a vivência e a participação em experiências típicas do interior como, por exemplo, culturas agrícolas, manejo de animais, interação e trocas culturais com os moradores locais etc. Tudo isso realizado em locais estruturados com boa hospedagem e excelente gastronomia.

Ao oportunizar ao turista a aproximação com o espaço rural, resgatando memórias de um saudoso tempo de juventude ou desmitificando estereótipos, também possibilita ao agricultor familiar a diversificação de sua renda com atividades não agrícolas. Isso porque, ao tempo em que o agricultor dedica-se às atividades agrícolas tradicionais poderá transmitir ensinamentos e contextos próprios do espaço rural, gerando outros negócios.

Desmistificar que o “leite não vem da caixinha”, que os recursos naturais são finitos, em razão disso necessitam ser preservados, valorizar a produção agroecológica em detrimento à produção agroquímica e transgênica, evidenciar e valorizar a função social do agricultor familiar para a população urbana, mitigar o êxodo rural, incentivando e viabilizando a permanência desses agricultores no campo, são algumas das contribuições que a modalidade de agroturismo poderá proporcionar à sociedade.

Sendo assim, para que agricultores familiares, agentes públicos, empreendedores, profissionais e/ou estudantes de turismo possam aprofundar seus conhecimentos na área, a UnisulVirtual lançou o curso “Agroturismo e o Desenvolvimento Sustentável no Espaço Rural” para o desenvolvimento de competências no agroturismo.

O Curso abordará, entre outros temas, as modalidades de turismo no espaço rural; o inventário da oferta turística; empreendimentos agroturísticos; a qualificação da atividade no agroturismo; o valor agregado a produtos e serviços em propriedades rurais; as perspectivas da agroindústria no turismo; o patrimônio cultural do espaço rural; as rotas e roteiros turísticos; as redes de cooperação no turismo; a rastreabilidade e boas práticas de bem-estar animal no contexto do agroturístico, além do composto mercadológico de marketing: produto, preço, promoção e praça.

As inscrições para o curso irão até o dia 16 de setembro e poderão ser realizadas através do seguinte endereço: http://e.unisul.br/agroturismo.