Curso de Gestão financeira recebe Conselho de Educação

Depois do reconhecimento do curso de Gestão Ambiental, desta vez foi o curso de Gestão Financeira da UnisulVirtual que hoje, 10, recebeu a visita do Conselho Estadual de Educação (CEE) para renovação do seu reconhecimento.

A Comissão é formada por pela professora Marilda Todescat, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pelo professor Jovane Medina Azevedo, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Eles foram recebidos pelo coordenador do curso, Bernardino José da Silva, e pela Gerente de Ensino, Pesquisa e Extensão da UV, Janaína Baeta Neves.

Previamente, os avaliadores recebem um relatório, que contém a descrição de toda a estrutura, currículo, professores, entre outros. A visita é feita a partir deste documento, sobretudo para saber se de fato a instituição está de acordo com as exigências do Ministério da Educação e do que foi relatado.

Para o professor Jovane Azevedo, um dos aspectos mais importantes da avaliação é verificar se existem as condições necessárias para que o processo de ensino e aprendizagem se concretize e seja satisfatório. “Na minha opinião, o aluno precisa inicialmente ter acesso ao conteúdo, e isso significa saber se ele não está tendo problemas tecnológicos, se consegue acessar adequadamente os conteúdos, se a metodologia da instituição funciona de forma a atender tudo isso e também se o corpo docente têm formação adequada e está preparado para o Ensino a Distância”, comentou ele.

Neste sentido, o início da visita já ocorreu em setores que proporcionam essa interação: as salas de webconferência e a biblioteca virtual, que coordena as bases de dados e envia livros físicos aos alunos de todo o País.

De acordo com a proposta do curso, os alunos desenvolvem habilidades de comunicação, trabalho em equipe, liderança e negociação para dominar as ferramentas para a gestão financeira de novos negócios e de empresas já constituídas. Além disso, têm ainda formação geral em filosofia e sociologia, com a aplicação dos conceitos às organizações.

Segundo o coordenador, 99% dos alunos já trabalham na área: são executivos, empresários, do setor público e privado, o que facilita a adequação entre teoria e prática. Além disso, mesmo diante da oferta de cursos semelhantes, a procura se mantém, o que é um aspecto positivo do curso, entre outras, como a avaliação no Exame Nacional de Desempenho de  Estudantes (ENADE), cuja nota alcançada pelo curso da UV foi 4, considerada ótima.  

Com essas considerações, a partir da visita, os professores vão elaborar um documento, com observações e o parecer de cada um, que será determinante para a renovação do reconhecimento.