Em busca de novos rumos profissionais

Natural do Rio de Janeiro, Demétrius inicia carreira como professor universitário.

Demétrius Gonçalves, formando da UnisulVirtual, galga primeiros passos como professor em universidade de Brasília

O longínquo ano de 1995 reservou a Demétrius a primeira chance de construir uma carreira militar. A Escola Preparatória de Cadetes do Exército, EsPCEx, de Campinas (SP), abriu as portas para o então adolescente ingressar no ensino das forças armadas. O bom desempenho na cidade paulista lhe garantiu uma vaga na Academia Militar das Agulhas Negras, de Resende (RJ). “Na Academia recebemos treinamento físico, militar, bélico e intelectual para desempenho das funções e cargos de Oficial Subalterno e Capitão Não Aperfeiçoado. São quatro anos de curso que nos titulam como Bacharel em Ciências Militares”, diz Demétrius.

Ao final do curso, em 1999, foi declarado Aspirante a Oficial de Intendência. Segundo Demétrius, a Intendência é um dos sete cursos existentes na AMAN, cuja missão é focada em duas vertentes: a Logística Militar e a Administração das Organizações. Demétrius tomou o rumo da logística e tornou-se instrutor em treinamentos militares focados nas áreas da sua formação, atuando em disciplinas como Noções de Controle e Armazenagem de Suprimentos e Transporte Militar.

Os anos se passaram, Demétrius tornou-se Capitão do Exército Brasileiro, mas, a vontade de tomar novos rumos profissionais foi mais forte, momento em que a UnisulVirtual contribuiu com seus anseios. “O meu objetivo ao ingressar no Curso de Logística da UV foi de agregar conhecimentos que auxiliassem a me inserir na vida acadêmica, já que vislumbrava um novo viés à minha vida profissional. A escolha está muito associada ao desempenho das funções que exerci no Exército.”, ressalta ele.

Durante o percurso da graduação a distância, a confirmação de estar no caminho certo. “O Curso a distância foi uma grata surpresa, na medida em que possibilitou uma aprendizagem efetiva, bastando interesse, disciplina e organização. Os meios de ensino são virtuais, mas a aprendizagem é concreta e real”, analisa o aluno.

Demétrius encerra o ciclo na UnisulVirtual em março de 2013, quando irá colar grau. Ainda em 2012, os objetivos de mudar de área profissional começaram a ganhar forma. Ele foi selecionado para lecionar em uma universidade de Brasília, onde mora. “Sei que existe a necessidade imperiosa de buscar a titulação de Mestre, contudo, a graduação, associada a duas especializações, Gestão em Administração Pública e Direito em Administração Pública, e à experiência de Oficial de Carreira, me possibilitaram este primeiro passo rumo ao objetivo almejado.”, finaliza Demétrius.

Para o coordenador do curso de Logística da UnisulVirtual, Moacir Fogaça, o mérito é em grande parte do aluno, mas considera gratificante ver um aluno iniciar na carreira de professor acadêmico “O nosso Curso já formou muitos oficiais das Forças Armadas e contribuiu para o aperfeiçoamento destes oficiais. Me emociona muito ver o resultado de um trabalho realizado com uma equipe de mestres e doutores dedicados ao ensino a distância.”, afirma Fogaça.

As inscrições para o curso de Logística e outras 20 opções de graduação estão abertas até o dia 26 de fevereiro. As aulas iniciam no 3º período de ensino, em 8 de abril.