Aluno da UV ganha prêmio de jornalismo

Cavalcanti, jornalista e aluno da UV, durante as gravações de "Antartica - 25 anos"

Repórter, cinegrafista, produtor e editor. Alex Cavalcanti, aluno do curso de pós-graduação em História Militar da UnisulVirtual, desempenhou todas essas funções para construir a série de reportagens “Máfia do Carvão”, premiada no 17º Prêmio Capixaba de Jornalismo, na categoria Telejornalismo.

 Este já é o quinto prêmio de Cavalcanti, que é editor-executivo e apresentador do Jornal da TV Vitória – Rede Record, apresentador da Record News Vitória e correspondente do Portal Terra e da TV Justiça no Espírito Santo.

Desta vez, o concurso premiou o jornalista pela série de reportagens especiais sobre a exploração do carvão no Espírito Santo. A abordagem apurou e denunciou a exploração do trabalho infantil e escravo, ligação com o tráfico de drogas, prostituição, sonegação fiscal, entre outros aspectos ilegais da indústria do carvão.

Ele é membro da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) e é a terceira vez que recebe este prêmio na categoria Telejornalismo. Em outras duas ocasiões também recebeu o primeiro lugar na categoria Repórter Cinegrafista. Em 2008, a série premiada foi “Capixabas no Haiti”, sobre o trabalho das forças brasileiras na Minustah, com atenção especial ao pelotão do Espírito Santo, o que lhe rendeu também o título de “Colaborador Emérito do Exército”. Já em 2009, foi premiado com a série “Antártica – 25 anos”, que fez um resumo do trabalho desenvolvido por pesquisadores na Base Antártica Comandante Ferraz.

Cavalcanti também já produziu outras reportagens especiais sobre temas como as manifestações contra o presidente Evo Morales em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e o trabalho da Justiça Eleitoral para resgatar a cidadania de brasileiros que vivem no Paraguai.

Além das funções já citadas, paralelamente ele desenvolve projetos de pesquisa sobre interatividade, interfaces e ferramentas multimídia, através do Núcleo de Interfaces Computacionais (NIC), do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Entre estes projetos, destaca-se o site GVCrime, uma ferramenta de utilidade pública para monitorar a violência na Região Metropolitana de Vitória.

Os links para as demais reportagens e trabalhos do jornalista e aluno da UV podem ser encontrados no site www.alexcavalcanti.com.