Curso de Comércio Exterior está com inscrições abertas

Profissão: Comércio Exterior, cujos profissionais estão em diversos setores importantes da sociedade, desempenhando funções indispensáveis no comércio, indústria e órgãos públicos.

Porém, de acordo com a coordenadora do curso de Tecnologia em Comércio Exterior da UnisulVirtual, professora Maria da Graça Poyer, há muitas dúvidas e questionamentos de pessoas interessadas na área, mas que desconhecem muitos aspectos da rotina e do mercado de trabalho.

Por isso, apresentamos um guia, preparado pela coordenadora,  para esclarecer suas dúvidas ou para você compartilhar com quem estiver interessado no curso:

 

Comércio Exterior tem duas áreas distintas:

 Operacional e Comercial

Área Operacional:

Perfil: Para quem gosta de burocracia e é detalhista, pois o profissional trabalha diretamente com documentação, legislação, transportes, pagamentos e afins.

O que é necessário para atuar: Adquirir prática o mais rápido possível, através de estágios, além de fazer cursos de extensão para aprimorar os conhecimentos na área operacional: logística, câmbio, documentação, entre outros.

Idiomas: Inglês é fundamental.

Onde trabalhar: Escritórios de despachante, agências marítimas, bancos, portos ou qualquer empresa que atua no mercado externo.

Área Comercial:

Perfil: Bom comunicador, que goste de desafios e domine um ou mais idiomas (fundamental).  Com estas habilidades, poderá ser negociador internacional.

 O que é necessário para atuar: Saber todas as questões operacionais. Porém, não se exige prática. É fundamental ter domínio de pesquisas de mercado, assuntos globais da atualidade, ter disponibilidade para viagens internacionais, entre outras.

Idiomas: Inglês e espanhol  são essenciais, mas outros idiomas como francês e alemão se tornam um diferencial. Já mandarim, somente se for fluente. Caso contrário, não perca tempo para aprender. Melhor aperfeiçoar os idiomas  que já têm fluência.

Onde trabalhar: Àrea comercial de qualquer empresa que atua no mercado externo, seja com exportação ou importação.

Onde procurar informações sobre cursos de extensão e  empresas exportadoras/importadoras:

Nas Federações das Indústrias do seu Estado e no Ministério de Desenvolvimento (MDIC).

Com a globalização, o mundo precisa cada vez mais  de  profissionais  formados em Comércio exterior, pois o mercado internacional não é para amadores!

O curso de Tecnologia em Comércio Exterior da UnisulVirtual está com inscrições abertas até o dia 01 de junho. Para saber mais e se increver no processo seletivo, clique aqui.