Filosofia a distância é destaque no Enade

Quando um curso de graduação inicia a sua trajetória, muitas são as expectativas dos envolvidos. Os alunos esperam por um curso consistente, com corpo docente qualificado e uma boa estrutura disponível. Os professores e coordenadores anseiam por estudantes empenhados, dedicados e com produção acadêmica.

O curso de Filosofia da UnisulVirtual correspondeu às expectativas de todos.  A nota 4 obtida no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade, de 2011,  confirmou o papel dos discentes na solidificação do curso e o trabalho de excelência realizado pelos professores na orientação dos alunos. Para o coordenador do curso, Marciel Evangelista Cataneo, os resultados são fruto da dedicação de todos. “O conceito 4 no Enade demonstra o sucesso do modelo de ensino a distância da Unisul e o prazer com que os acadêmicos participam do projeto pedagógico.”, afirma.

A partir de agora, a atenção está em atividades que irão agregar novos valores ao curso de Filosofia. “Temos a intenção de aumentar o fomento em pesquisa e extensão, de criar grupos de pesquisa e lançarmos um periódico científico de Filosofia”, ressalta Marciel.

Outra nota que valoriza a graduação em Filosofia chega através das avaliações do Conselho Estadual de Educação (CEE). O Conselho, órgão vinculado ao Ministério da Educação, é o responsável por todas as fases de avaliação e reconhecimento de cursos no estado de Santa Catarina. Após o crivo do CEE, o curso obteve a nota 4,2, de um máximo de 5. “As notas do Enade e do Conselho são um incentivo para continuarmos com a oferta de Filosofia a distância. Assim, vamos ao encontro ao sonho de tantos em conhecer a tradição do pensamento ocidental nos mais 2500 anos de história.”, finaliza o coordenador.

Para o Gerente de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnisulVirtual, Roberto Iunskovski, as duas avaliações comprovam a competência da UnisulVirtual em oferecer cursos superiores de qualidade. “Com as notas, a UV confirma que desempenha adequadamente o papel do ensino aprendizagem, seguindo as diretrizes dos cursos e os indicadores atribuídos pelo MEC.”, sublinha Roberto.

Os interessados em ingressar no curso de Filosofia podem inscrever-se até o dia 18 de janeiro de 2013. A seleção ocorre através de avaliação do Histórico Escolar do Ensino Médio.