Parceria entre UV e MPSC oferece curso de pós-graduação em Direito

 Uma parceria entre a UnisulVirtual e o Ministério Público de Santa Catarina resultou em um curso inovador de especialização na modalidade à distância: “Direitos Difusos e Coletivos da Criança e do Adolescente, da Pessoa Idosa e da Pessoa Portadora de Deficiência”.

 O vice-reitor da Unisul, Sebastião Salésio Herdt, e o procurador-geral de Justiça, Lio Marcos Marin, assinaram sexta-feira, dia 24, o convênio que vai possibilitar o início do curso já no próximo semestre.

 A estrutura e o currículo foram propostos em conjunto pela Unisul e pelo Ministério Público, através do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ), do Centro de Apoio Operacional da Cidadania e Fundações (CCF) e viabilizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPSC.

“A Unisul é atenta às tendências do mercado e está aberta para atender as necessidades de organizações não-governamentais, privadas e públicas, como é o MPSC”, afirmou o responsável pelo relacionamento com o mercado  da UnisulVirtual, professor Alvaro José de Souto.

A diretora da UnisulVirtual, Jucimara Roesler, e a coordenadora do curso do novo curso, Danielle Espezim dos Santos, também destacaram a importância de trabalhar parcerias como esta, que constroem o conhecimento de acordo com a demanda da sociedade.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as crianças, adolescentes, idosos e os portadores de deficiência representam cerca de 60% da população brasileira. Além disso, é um contingente considerado vulnerável, que, de acordo com o Ministério Público, necessita de uma intervenção eficaz na sua proteção.

Neste sentido, o objetivo da especialização é oferecer uma discussão que envolva os diferentes profissionais graduados que se interessam ou atuam nas áreas da especialização e assim promover resultados relevantes para aperfeiçoar as ações, mesmo em espaços geográficos distintos.

Por isso, a proposta da pós-graduação torna-se importante para capacitar sobretudo profissionais do Ministério Público, dos Governos do Estado e municipais, da rede pública de saúde, educação, segurança, de organizações não-governamentais ou do público, como psicólogos, assistentes sociais, advogados, entre outros, que trabalham com este contingente no dia a dia.

Para a primeira turma, a UV vai oferecer 100 vagas para interessados de qualquer lugar do País e até mesmo do mundo onde há polo da UV, pois a metodologia é à distância, somente com avaliações presenciais.  

As inscrições para a pós-graduação em Direitos Difusos e Coletivos da Criança e do Adolescente, da Pessoa Idosa e da Pessoa Portadora de Deficiência iniciam já nas próximas semanas.