Por que cursar Ciências Aeronáuticas na UnisulVirtual?

Neste processo seletivo de graduação, cujas inscrições encerram dia 19, a novidade da UnisulVirtual é o curso de Ciências Aeronáticas. Se você é piloto ou se interessa pela área, conheça os motivos para se inscrever neste curso:

Os cursos teóricos de piloto comercial, PC-A e PC-H (avião e helicóptero), inseridos no curso de Ciências Aeronáuticas da UnisulVirtual, foram homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O currículo foi planejado para habilitar teoricamente para o exercício profissional de piloto de aeronaves. Este, segundo uma concepção pautada em saberes técnicos e valores éticos, para adquirir conhecimentos sobre aeronaves, segurança de voo, direito aeronaútico, medicina aeroespacial e tópicos específicos voltados à atividade aérea, entre outros.

Para quem já trabalha na área de aviação, a rotina é um impeditivo para um curso superior presencial, pois os profissionais passam a maior parte do tempo entre aeroportos e em cidades diferentes. O curso da UnisulVirtual é o único do Brasil com aulas totalmente à distância, somente com avaliações presenciais, a cada 45 dias, feitas em um dos polos da UV espalhados em todo o País. Assim, o curso superior deixa de ser um sonho.

Para quem sonha em ser piloto ou trabalhar em outra atividade da área, o mercado de trabalho é animador. De acordo com a Organização Internacional de Aviação Civil, nos próximos 20 anos cerca de 40 mil novas aeronaves devem ser adquiridas pelas empresas em todo o mundo. Para atender a demanda, a perspectiva é que as companhias contratem mais de 1 milhão de novos funcionários, entre pilotos, técnicos e comissários. No Brasil, a aviação também é um mercado em ascensão, que deve ser aquecido ainda mais com eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e a falta de mão de obra especializada já é considerada um problema para o setor, cada vez mais exigente.      

Para tornar realidade o sonho de quem já atua ou almeja a profissão, cada etapa do currículo foi cuidadosamente elaborada por profissionais que trabalharam com aviação durante toda a vida, como o coordenador do curso, professor José Carlos da Silva Junior, e o vice-coordenador, Paulo Roberto dos Santos. Ambos são graduadosem Ciências Aeronáuticaspela Academia da Força Aérea Brasileira, com mais de três mil horas de voo e experiência prática e teórica, pois durante muitos anos atuaram como instrutores, além de exercerem diversos cargos de chefia na área.

Além disso, um dos idealizadores do curso foi o major-brigadeiro-do-ar, também docente da UnisulVirtual, Adenir Siqueira Viana, que possui no currículo mais de 5 mil horas de vôo e cargos no Brasil e exterior, com 27 anos de atuação no setor aeronáutico e 26 na Embraer.

De acordo com o coordenador do curso, professor Silva Junior, a atividade aérea não constitui pré-requisito, ou seja, não é exigido o curso de Piloto Privado ou Comercial dos candidatos, pois é voltado para formar Bacharéisem Ciências Aeronáuticasque poderão atuar como pilotos ou em outras atividades na aviação civil: “O curso atenderá a todos os públicos. No entanto, apresenta um viés mais marcante para a carreira do piloto, proporcionando aos que estão iniciando a oportunidade da realização de um curso teórico para a formação de piloto comercial (avião ou helicóptero), tornando-os aptos a obterem as respectivas licenças (PC-A ou PC-H) junto à ANAC”, explica ele.

As aulas iniciam dia 05 de março e todas as informações sobre o curso, requisitos e processo seletivo estão no site: www.unisul.br/graduacaovirtual/bacharelado/cienciasaeronauticas/