Egresso produz Fan Film sobre o Batman Brasileiro

Graduado em Multimídia Digital, João Antunes Júnior projeta animação em homenagem ao Batman Catarinense.

Pode parecer uma brincadeira de adulto ou apenas a criação de um desenho animado sobre o homem morcego. Mas, a história por trás da iniciativa do egresso da UnisulVirtual é recheada de boa intenção. A intenção é contar a história da origem do  “Batman Brasileiro”, personagem “incorporado” pelo morador de Urussanga (SC),  Cristiano Zanetta de Matos. Motivado pelo papel que o personagem teve na sua infância, Cristiano utiliza as vestes do homem morcego e uma moto totalmente modelada para levar um pouco de atenção, acolhimento e apoio às crianças doentes, especialmente àquelas com câncer. Detalhe, Cristiano é a única pessoa autorizada pela Warner Brothers e pelo ator Kevin Porter a a utilizar o manto e denominar-se Batman.

modelo 2

Cristiano com os trajes do Batman e sua moto, em Florianópolis.

“Utilizo o Batman da ficção como modelo para minha vida. Quando criança, passei por muitos traumas e no começo usava o Batman como apoio para não ter mais pesadelos. Já adulto, quando meu pai ficou doente (câncer), prometi que visitaria crianças com câncer se meu pai se curasse”, conta Cristiano.

O desejo de criar uma história em quadrinhos sobre a sua iniciativa colocou João Jr no caminho de Cristiano. Com os conhecimentos obtidos no curso de Multimídia Digital, atual Produção Multimídia, e através da sua empresa de animação, a Orbital 3D. João já havia desenvolvido algumas modelagens sobre o personagem. Os resultados chamaram a atenção do “Batman Catarinense”, que entrou em contato e propôs a produção das histórias em quadrinhos.

joao

João Antunes Jr.

“O projeto acabou evoluindo e sugeri que seria mais legal se fizéssemos um curta em animação. Obviamente, o Batman é propriedade da DC Comics e da Warner, então não se pode fazer nada com o personagem buscando lucro, mas essas empresas fazem vistas grossas (na verdade encorajam) para os trabalhos produzidos por fãs, os chamados Fan Films, desde que sejam distribuídos gratuitamente”, ressalta João.

Segundo Cristiano, a ideia inicial era falar sobre as visitas aos hospitais e às crianças doentes, foco principal da iniciativa. Atualmente, o nosso Batman também realiza palestras e debates motivacionais, iniciadas por Cristiano, mas finalizadas pelo super-herói. “O trabalho traz resultados tanto para os doentes como para os sadios. O Batman é um personagem sem superpoderes. Diferente de muitos, ele possui uma capacidade de lidar com a dor e se superar. Ele está sempre no controle, por mais que não aparente”, diz Cristiano.

modelo 1

Modelo em 3D desenvolvido pelo ex-aluno da UnisulVirtual

A evolução das conversas originou a ideia final: criar uma animação com o personagem. “Vamos contar a história de como um sujeito passa por um trauma e “vira” o Batman. Este trabalho envolve animação 2D e 3D e terá cerca de 5 minutos. A ideia é conduzir a narrativa inclusive com foco mais na ação visual do que em diálogos, ora parecendo histórias em quadrinhos, ora parecendo filme. O visual 3D do personagem foi feito baseado no físico e na fisionomia do Cristiano, inclusive a Batmoto, uma Suzuki Boulevard customizada, foi modelada em 3D”, ressalta João Jr.

Todos estes detalhes podem ser conferidos no trailer da produção, que já está sendo veiculado na internet. Veja abaixo.

Quer saber mais sobre o personagem, acesse a Fan Page do Batman.