Conferência OCWC recebe chancela da Unesco

logoMais uma vez, o OpenCourseWarConsortium, em busca de ampliação da abrangência dos conteúdos educacionais abertos, aproxima-se de organizações sólidas e reconhecidas mundialmente. Agora, a Unesco, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura,  apoia a “OCWC Global 2014”, conferência mundial realizada pelo Consórcio, que será sediada na cidade de Ljubljana, na Eslovênia, entre os dias 23 e 25 de abril.

A ministra da Educação, Ciência e Tecnologia da Eslovênia, Marjutks Hafner, solicitou que a Unesco apoiasse a Conferência. Demanda plenamente aceita pela Diretora-Geral da Unesco, a búlgara Irina Bokova. No documento de aceite, Irina afirma que a o tema e os objetivos da conferência são muito bem articulados com a visão e a ação da Unesco, para construir uma sociedade da informação centrada no povo inclusivo e no desenvolvimento orientado, onde todos possam criar, acessar, utilizar e compartilhar conhecimento. “Ao longo da última década, a Unesco tem liderado iniciativas globais para promover os recursos educacionais abertos, a fim de ajudar os países em desenvolvimento e os desenvolvidos a alcançarem seus objetivos de desenvolvimento. É meu prazer, a concessão de patrocínio da Unesco e autorizar o uso do logotipo  da Organização”, afirmou.

ocwcA Unisul conta com o professor Murilo Matos Mendonça na diretoria do OCWC Consortium.  Segundo Murilo, a Unesco comprometeu-se a disseminar os trabalhos da conferência para todos os estados membros e parceiros da UNESCO. “Os trabalhos da conferência também farão parte de uma edição especial do “Open Praxis”, o periódico sobre educação aberta da ICDE – International Council for Open and Distance Education (Conselho Internacional de Educação Aberta e a Distância). Os artigos para esta edição especial foram selecionados pelo comitê revisor em dezembro e estão em processo de revisão e edição. A edição especial deverá ser lançada em 1º de maio”, afirma.

Murilo ressalta ainda que as inscrições para participar da OCWC Global 2014 estão abertas através do site www.ocwconsortium.org . Participe!