Programa de especialização em Gestão Pública recebe inscrições até quinta-feira

 Uma Gestão Pública eficiente é hoje um dos principais anseios da população. Pensando nisso, a UnisulVirtual criou o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública, que abrange quatro cursos: Contabilidade Pública , Gestão de Finanças Públicas ,  Gestão Pública e Gestão Governamental e Responsabilidade Fiscal .  Todos estão com inscrições abertas até quinta-feira, 19.    

 Contabilidade Pública  leva em conta que a implementação de ações planejadas e transparentes, para a prevenção de riscos e a correção de desvios capazes de afetar as contas públicas, determinada pela Lei de Responsabilidade Fiscal, exige dos responsáveis constantes atualizações das normas reguladoras, além de critérios homogêneos de programação e  execução do orçamento, de registro dos atos e fatos de natureza contábil.  

Tudo isso, entre outros aspectos da Gestão, passa pela Contabilidade Pública, pois é através dela que se processam os registros dos atos e fatos, resultantes ou independentes da execução orçamentária, cujos reflexos afetam direta ou indiretamente o Patrimônio Público.  

Gestão de Finanças Públicas é uma área que tem recebido especial atenção dos estudiosos e dirigentes das instituições públicas, não só por causa da responsabilidade na geração e arrecadação das receitas, mas, também, por causa da necessidade do controle na geração de gastos, da dívida e do endividamento do setor público.

Já o objetivo do curso de Gestão Pública é compartilhar experiências e proporcionar entendimento de que a responsabilidade na Gestão ocorre com o efetivo cumprimento dos princípios da transparência, da simplificação e da responsabilidade na busca da eficiência, eficácia,  efetividade e economicidade  nas ações e serviços públicos, visando sempre o atendimento das necessidades de natureza coletiva, razão maior de ser da Administração Pública.

Concentra aspectos especialmente voltados ao gerenciamento estratégico das ações e serviços públicos, incluindo a aplicação de métodos e modernas técnicas, ferramentas e processos de gestão.

Por fim, Gestão Governamental e Responsabilidade Fiscal  foi criado, entre outros motivos, para discutir a área, diante das incertezas ambientais, organizacionais, gerenciais e operacionais e, em especial, da necessidade de estabelecimentos de medidas eficazes no controle dos gastos públicos e combate à corrupção.

Todos os cursos são ministrados por especialistas, mestres e doutores que, além do exercício da docência, exercem atividades de relevante importância na Administração Pública do Estado de Santa Catarina (Secretarias de Estado da Fazenda, Saúde, Tribunal de Contas, UFSC), o que permite relacionar a teoria com a prática, associação primordial no processo de ensino aprendizagem.

Para mais informações sobre cada um, clique no nome do curso desejado, que direcionará para a página inicial. Nela você encontrará a grade curricular, corpo docente, valor das mensalidades, como efetuar a inscrição, entre outras informações importantes.