Como utilizar o Google Trends para obter dados para a sua pesquisa

“Google Trends: a descoberta de interesses de buscas em dados para pesquisas e negócios”

Quando incio uma consultoria em Marketing Digital, a primeira reunião é para escutar o cliente. Neste momento, procuro conhecer a sua proposta, quais caminhos já realizou no meio on-line, compreender o seu negócio – pontos fortes e fracos – em que mercado está inserido, oportunidades e ameaças. E, principalmente, quais são os seus objetivos.

Após esta reunião, realizo uma série de pesquisas que, muitas vezes, levam-me a descobrir como poderei utilizar estratégias e táticas para solucionar o problema. A primeira pesquisa é fundamental para descobrir qual é o interesse de busca das pessoas pelo segmento do negócio. É com a ferramenta de serviço de busca do Google, a Google Trends, que inicio a jornada.

Por isso, mostrarei neste artigo a importância da busca inicial para saber o que as pessoas procuram. Espero que o tema seja relevante para os seus negócios e que, a partir das buscas, você consiga ter resultados que levam a insights para o sucesso do seu negócio na web.

O que é o Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta do Google que indica a busca das pessoas por um tópico em particular ou por um conjunto de termos – os mais populares buscados pelas pessoas no seu buscador. Através de gráficos, poderemos comparar as buscas em um período de tempo, que poderá ser filtrado entre 2004 até o tempo real em que estamos buscando.

Os profissionais de marketing experientes sabem que não se trata apenas de como, quando e onde as pessoas pesquisam. É sobre os insights mais profundos que somente pesquisas relacionadas podem revelar. Quando o interesse em um termo relevante aumenta? E quanto ao interesse pela marca de um concorrente? O Google Trends utiliza dados em tempo real para ajudar os profissionais de marketing a avaliar os comportamentos de pesquisa do consumidor ao longo do tempo.

Podemos utilizar somente um termo de pesquisa ou compará-lo a outros termos.

Irei exemplificar com a busca pelo termo marketing digital, com um filtro para Santa CatarinaAcompanhe os resultados nas imagens abaixo, e nas legendas que indicarei em cada uma delas.

Linha de tempo e volume de busca do Google Trends

 

O eixo horizontal do gráfico apresenta o tempo, e o vertical indica o volume em que o termo é procurado.

O volume da pesquisa mostram os dados, em uma escala de 0 a 100, onde cada ponto no gráfico é dividido pelo mais baixo, 0 (zero); ao mais alto, 100.

A próxima imagem indica as cidades de Santa Catarina que mais executaram a busca pelo termo marketing digital.

Interesses por região e cidades nos resultados de busca do Google Trends

o gráfico acima há a indicação de que o termo marketing digital é mais buscado na cidade de Florianópolis, com um volume de 100; seguido pelas cidades de São José (80), Itajaí (71), Blumenau (55) e Joinville (54).

Um valor maior significa uma proporção maior de consultas, não uma contagem absoluta maior. Um pequeno país em que 80% das consultas são sobre “bananas” terá duas vezes a pontuação de um grande país em que somente 40% das consultas são sobre esse termo.

Veja como o Google Trends calcula o resultado de busca por região.

Na próxima imagem, a amostra é relativa aos assuntos relacionados ao termo marketing digital, que foram buscados na região em questão.

Assuntos e consultas relacionadas ao termo pesquisado no Google Trends

Neste lado esquerdo do gráfico, há a indicação de que os usuários que pesquisaram pelo seu termo em questão também pesquisaram por estes assuntos: marketing, dados digitais, empresa, publicidade, etc.

No lado direito, pode-se observar as consultas relacionados ao termo, que são: curso de marketing digital, inbound marketing.

Em ascensão: consultas com o maior aumento na frequência de pesquisa desde o período anterior. Resultados marcados com “aumento repentino” tiveram um aumento muito relevante, provavelmente devido a consultas novas que tiveram nenhuma ou poucas pesquisas anteriores.

Neste mesmo gráfico, ainda poderemos realizar o filtro em relação às principais buscas com um resultado por volume, ao invés de o filtro por “aumento repentino”. Isto nos proporcionará uma quantificação dos assuntos e consultas relacionadas em quantificação, como mostra a imagem abaixo.

Analisando o gráfico acima, os insights surgem a partir dos resultados, o que fica claro quando estamos com um objetivo. Por exemplo, seguindo o meu negócio, que é o de produção de conteúdo para o meio digital, o resultado das consultas relacionados que indica um volume de 24 para o termo inbound marketing, inspira-me a criar conteúdo sobre este tema, pois há o resultado de que as pessoas estão buscando pelo mesmo.

Além disso, como presto consultoriapalestras e cursos na área de marketing digital, observo que o volume de 100 condiz com o resultado das consultas relacionadas para curso de marketing digital em Santa Catarina, o que, de certa forma, me deixa muito satisfeita porque tenho o que oferecer a quem está procurando por este aprendizado.

Para finalizar este artigo, apresento um vídeo que traz os resultados das maiores buscas no ano de 2018 no mundo. Entre colchetes, e em letras maiúsculas, estão os termos pesquisados.

É interessante observar e analisar que cada ano tem a sua particularidade em buscas. No Brasil, a ordem de buscas por alguns temas foi a seguinte.

Para expandir mais a sua pesquisa, acesse ao Google Trends e encontre os resultados de buscas que pretende. Este é um bom começo para compreender, ao analisar os dados, sobre as tendências do mercado através dos interesses das pessoas.”

Texto publicado pela Professora Luciana Manfroi*
originalmente em https://lucianamanfroi.com/2019/01/25/como-utilizar-o-google-trends-para-obter-dados-para-a-sua-pesquisa/

* Luciana Manfroi é Mestra em Ciências da Linguagem, Consultora e Coordenadora da Especialização em Marketing Digital e Comércio Eletrônico

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