II Simpósio de Inteligência da Polícia Militar de Santa Catarina

Autoridades de inteligência e segurança estão reunidos até o dia 30/10 em Joinville (SC) para participar do evento sobre segurança pública

professores Camel André de Godoy Farah, Giovani de Paula e  José Luiz Gonçalves da Silveira

professores Camel André de Godoy Farah, Giovani de Paula e José Luiz Gonçalves da Silveira

O II Simpósio de Inteligência da Polícia Militar de Santa Catarina começou na última segunda-feira (26) na cidade de Joinville. O evento tem como proposta promover o debate e a qualificação dos operadores de inteligência bem como padronizar os procedimentos nas diversas áreas não só de inteligência mas também de segurança pública, promovendo o conhecimento das tecnologias usadas nas ações de inteligência policial.

Nesta segunda edição, participam mais de 150 operadores de inteligência das forças policiais dos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e bombeiros militares de Santa Catarina.

O simpósio é totalmente voltado aos agentes de segurança, com palestras dos juízes de direito, promotores e Policiais, professores e especialistas em inteligência.

O professor Giovani de Paula realizou a palestra no dia da abertura sobre “A importância da Atividade de Inteligência no Estado Democrático de Direito” e destacou o papel da Universidade na produção, articulação e desenvolvimento de novos saberes em uma área tão complexa e de relevante importância para a segurança pública. “Os desafios diante dos novos riscos na chamada ‘sociedade da informação e do conhecimento’ impõem uma incessante busca e prospecção de conhecimentos capazes de fazer frente às novas ameaças ao Estado Democrático de Direito, o que perpassa por uma concepção dos organismos de inteligência no sentido de que a “Polícia” não é uma instituição voltada apenas para a prevenção da violência, para o controle social e para a repressão criminal , mas muito além  disso é uma prestadora de serviços públicos voltadas para a defesa e promoção dos direitos de cidadania,” contou.

Entre representantes da Unisul também estiveram os professores Camel André de Godoy Farah, do Curso de Especialização em Inteligência, e  José Luiz Gonçalves da Silveira como debatedor e um dos Organizadores do evento.

A participação dos professores da Unisul Virtual num evento de tamanha importância, reafirma o compromisso social da universidade em contribuir com novos saberes nas mais diversas áreas visando o melhor aprimoramento das estruturas, das organizações e das pessoas.