Processo seletivo PROUNI

Por Tatiane Crestani* 

No dia 18 de Junho de 2019, iniciaremos o Processo Seletivo do Prouni – Programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudos em Instituições de Educação Superior Privadas a estudantes brasileiros de baixa renda sem diploma de nível superior.

Pode participar do Prouni, o estudante que realizou o último ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e que obteve a nota mínima de 450 pontos.

A UnisulVirtual disponibiliza bolsas do Prouni integral (100%), sendo que o candidato deve comprovar renda familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa.

O MEC divulgará a lista de pré-selecionados e os candidatos que optaram pela UnisulVirtual deverão seguir as etapas abaixo:

1º passo: Inscrição na UnisulVirtual – 1ª CHAMADA 18/06/2019 até 28/06/2019

Os candidatos devem realizar a inscrição on-line para a UnisulVirtual, pelo site www.unisul.br. A inscrição deve ser realizada para o mesmo curso que o candidato optou no Sisprouni.

2º passo: Envio da documentação – 1ª CHAMADA 18/06 até 24/06/2019 entrega no Polo, Sedex ou digitalizado.

Preenchidos os dados cadastrais na inscrição on-line, os candidatos deverão comparecer ao polo de sua escolha para a entrega da documentação. A mesma será recebida pelo Coordenador de Polo que conferirá as cópias simples do documento com a original, atestando sua veracidade e entregará um Protocolo.

3º passo: Entrevista

Depois de recebida e conferida a documentação, a Assistente Social da UnisulVirtual entrará em contato por telefone com os candidatos pré-selecionados pelo PROUNI para realização da entrevista sem necessidade de agendamento.

É importante que seja enviado juntamente com a documentação do candidato, dados para contato, como telefones (residência, trabalho e recado).

A entrevista é destinada a aferir as informações prestadas, analisando a pertinência e a veracidade das mesmas, definindo assim a concessão ou reprovação. O resultado desta avaliação será registrado em formulário-padrão no Sisprouni que emitirá o Termo de Concessão de Bolsa ou de Reprovação.

É de responsabilidade do candidato o envio dos documentos para UnisulVirtual no período estabelecido. A perda deste prazo ou a não comprovação das informações implicarão, automaticamente, em desclassificação.

Após finalizar todas as etapas e atender aos critérios de seleção, a matrícula dos alunos aprovados será realizada de forma administrativa.

 

* Tatiane Crestani é Assistente Social na  UnisulVirtual