Profissional formado na UV é aprovado para mestrado em Londres

tiago universidadeTiago Cruz, graduou-se em Processos Gerenciais na UnisulVirtual e não parou por aí. Sua determinação o levou a alcançar voos mais altos e ao final de 2016, foi aprovado no mestrado na University of Westminster, renomada universidade pública de Londres.

O envolvimento de Tiago com os estudos começou ainda no ano de 2012, quando buscava por uma graduação relacionada à sua atividade profissional e também, que pudesse encaixar com a sua rotina.

Gerente de negócios no Banco do Nordeste, Tiago conta que a necessidade de uma formação era fundamental para que adquirisse mais conhecimento e o aplicasse à sua realidade. Foi assim, após indicação de um amigo, que estava em processo de formação na universidade, iniciou as pesquisas no site institucional e por conseguinte, entrou em contato com a central de atendimento para mais informações. “Ao analisar o programa, decidi pelo curso Tecnólogo em Processos Gerenciais, por ter alta relação com minha profissão. O conteúdo e módulos estavam diretamente ligados  a minha realidade profissional, que envolve a liderança, gestão estratégica e para micro e pequenas empresas. Além disso, o programa ampliaria meu conhecimento de empreendedorismo, área a qual tenho muito interesse”.

Passada a fase de adaptação com o ensino a distância, Tiago foi se dedicando e com o apoio de sua esposa, não perdeu o foco até se graduar. “Eu diria que para estudar EAD é preciso muito foco e determinação para seguir o planejamento traçado. Pelo fato de não haver rigidez nos horários de aula, o aluno tem que estar muito atento e buscar continuamente a automotivação, e nesse ponto destaco a importância de manter ao redor pessoas que te incentive nesses momentos. No meu caso, destaco minha esposa que sempre me incentivou a manter o foco”.

Após a conclusão do curso, traçou um novo objetivo, o de especializar-se. A oportunidade surgiu quando sua esposa foi a Londres para fazer o doutorado. “Vim acompanhando ela e iniciei meu desafio pelo estudo do inglês. Ao superar essa etapa, ainda necessitava ser aprovado na universidade. Após visita, entrevista, análise de currículo e demais procedimentos fui aprovado pelas Universidades de Westminster, Greenwich e West London”.

tiago estudando 2A escolha foi pelo curso Msc. Investment and Risk Finance (Master em Investimento e Risco de Finanças), que está ligado à sua experiência profissional e acadêmica, pois seu interesse é aprofundar-se no mercado de capitais e os conhecimentos adquiridos na graduação, serão fundamentais para desenvolver ainda mais o domínio de gestão. “ A expectativa é ampliar aprendizado no mercado de capitais, para atuação principalmente na área de risco de instituições financeiras e empresas investidoras. O que aprendi na universidade, como por exemplo, a gestão de risco e investimento, certamente serão aplicados e somado à minha experiência no Banco do Nordeste, ajudará no conhecimento de gestão, carteira de ações e renda fixa, etc”.

O principal desafio de Tiago ao se preparar para o exame da University of Westminster foi o domínio da língua inglesa, uma vez que há a exigência de aprovação no exame IELTS – The International English Language Testing System, o Sistema Internacional de Teste da Língua Inglesa. ”Foi preciso muita dedicação e horas de estudos, por ser um inglês acadêmico e uma prova muito desafiadora. Alguns dias estudei de 8 a 10 horas. Após superar o inglês (há um ano atrás não sabia uma palavra sequer), apliquei para a vaga na faculdade. Na Westminster fui aprovado após análise de currículo e histórico escolar (aqui eles calculam as notas obtidas em cada disciplina no histórico escolar) Portanto é de suma importância uma dedicação do aluno para não somente ser aprovado nas matérias, mas buscar uma nota final alta”.

Vencidas todas as etapas, Tiago a partir de agora, dedica-se exclusivamente ao curso, para que possa aplicar em suas atividades logo que retornar ao Brasil. “Me orgulho em poder compartilhar a minha história. Pois quero ganhar conhecimento e habilidades que me ajudarão no banco. Dentro do meu planejamento, anseio um estágio aqui em Londres, antes do retorno ao Brasil, para um aprendizado eficiente e crescimento profissional”, finaliza.