Recursos Humanos, área responsável pelo gerenciamento de equipes

No dia do Administrador de Pessoal saiba mais sobre a importância deste profissional nas empresas

^9D883521533573158D76B2B30ADCFED4B878FC549DB3C013E7^pimgpsh_fullsize_distrO setor de recursos humanos, o famoso RH, é responsável pelo gerenciamento de pessoas e realizam atividades que envolvem desde o planejamento ao controle das equipes dentro da organização.

O administrador de pessoal, profissional de RH, tem por característica uma visão humana dos processos e situações na empresa, não é apenas um colaborador que se preocupa exclusivamente em cumprir normas e regras, ele deve estar atento a observar situações e avaliar exceções que necessitam ser aplicadas.

Este profissional deve reter os talentos dentro da empresa, ainda mais em tempos de crise, pois eles são capacitados a resolver os problemas e auxiliar neste momento em que cada vez mais é necessário diferenciar-se no mercado, de acordo com o professor Thiago Coelho Soares, coordenador do curso de Recursos Humanos da UnisulVirtual. “A retenção não se dá apenas pelo estímulo financeiro, mas também por questões ligadas ao clima e cultura organizacional, a valorização pessoal e profissional do colaborador e condições de exercer de forma excelente a sua profissão”, conta.

Existe uma grande variedade de perfis que atuam nesta área, os mais comuns possuem formação em administração ou psicologia, com complementação de estudos na sua formação voltada aos recursos humanos ou uma nova graduação, como tecnólogo em gestão de RH e até mesmo, a especialização em gestão de pessoas.

A UnisulVirtual oferta o curso de Gestão em Recursos Humanos, que estimula seus acadêmicos a desenvolverem uma visão estratégica por meio de ações tais como: planejamento estratégico, programas de qualidade de vida e avaliação do clima organizacional sob o cumprimento da legislação trabalhista brasileira. “Assim, pode-se desenvolver e alocar competências a partir do modelo de gestão adotado pela organização, desenvolver o processo de comunicação na empresa, minimizando barreiras e permitindo o fluxo livre de informações e principalmente estimular o desenvolvimento do capital intelectual a partir do atendimento integral de pessoas, alinhado às estratégias organizacionais, cultura, estrutura e tecnologia”, fala Thiago.

Entre as atividades realizadas pelo curso há o estímulo em integrar os alunos com a comunidade por meio de pesquisa e extensão, ou seja, os estudantes ao longo das unidades de aprendizagem vão a campo fazer um levantamento de informações e após a interação com o professor, voltam a organização para entregar um relatório de melhoria embasado nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas. “Como forma de complementar a formação dos acadêmicos, existem laboratórios de gestão que são utilizados ao longo do curso, em destaque a unidade de aprendizagem de Jogo empresariais, onde o acadêmico poderá participar de uma empresa simulada em conjunto com demais colegas do curso. Desta forma o curso consegue cumprir o seu objetivo de desenvolver competências gerenciais para os seus egressos”, finaliza o coordenador.

O curso de Gestão em Recursos Humanos está no segundo período de inscrições com início no próximo semestre. Clique aqui e saiba mais.