Reunião do colegiado define ações na UnisulVirtual

Moacir Heerdt, Fabiano Ceretta, Marcia Loch, Eliza Bianchini Dallanhol e Roberto Iunskovski compõem a direção e gerências da UnisulVirtual

Moacir Heerdt, Fabiano Ceretta, Marcia Loch, Eliza Bianchini Dallanhol e Roberto Iunskovski compõem a direção e gerências da UnisulVirtual

Com transmissão ao vivo pela internet, a reunião de colegiado da UnisulVirtual, presidida pelo reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, que em um tom bastante motivacional, enfatizou a importância em mudar processos, atitudes e posturas. Salientou que é necessário colocar em prática o que é falado e proposto pela instituição. Sugeriu mudanças na cultura organizacional. Para ele, devem existir atitudes de comprometimento com as ações, principalmente, nos relacionamentos entre as pessoas.

Além disso, o professor Salésio abordou um dos principais objetivos da Unisul. “Nossa prioridade são os ambientes de aprendizagem, que vão além da sala de aula. Nossas atitudes devem estar ligadas nas pessoas, na construção das pessoas e na motivação do aluno a aprender. Nos ambientes de aprendizagem é onde a Universidade acontece”, afirmou o reitor durante o encontro.

Já os alinhamentos estratégicos da Unisul foram abordados pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, professor Luciano Marcelino. Ele disse que a Universidade deve ter capacidade de atender, criar e satisfazer as necessidades, gerando a oxigenação da instituição. O vice-reitor, professor Mauri Heerdt, apresentou o planejamento de ofertas para o segundo semestre de 2013 e início de 2014. Segundo Mauri, devem-se valorizar as certificações e a oferta de cursos já aprovados.

Um dos momentos mais esperados foi a participação do diretor da UnisulVirtual, Fabiano Ceretta, que apresentou algumas mudanças estruturais, com a extinção de algumas gerências. Agora, a UV conta com quatro grandes gerências. A Gerência de Prospecção Mercadológica, liderada por Eliza Bianchini Dallanhol. A Gerência de Operações e Serviços Acadêmicos, assumida pelo ex-diretor Moacir Heerdt. A Gerência de Ensino, Pesquisa e Extensão, que continua com Roberto Iusnkovski. E a Gerência de Desenvolvimento e Produção de Recursos Didáticos, gerenciada por Márcia Loch.

As outras cinco gerências (produção, logística, SAIAC, administrativa e acadêmica) foram incorporadas pelas demais. “Fizemos um alinhamento institucional e organizamos a UV por processos. Na prática, visamos dar celeridade às questões de operações diárias”, afirmou Ceretta.

O encontro reuniu mais de 150 pessoas, presencialmente e pela internet. Para o reitor Sebastião Salésio Herdt, o momento agora é de entrar em ação. “Tão importante quanto planejar e alinhar ações é a execução. Estruturamos as equipes e agora o desafio é a execução”, disse.

Além das presenças do reitor da Unisul, Sebastião Salésio Herdt, do vice-reitor, Mauri Heerdt, do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Marcelino e do diretor da UnisulVirtual, Fabiano Ceretta, o encontro contou com a participação do pró-reitor de Operações e Serviços Acadêmicos, Valter Alves Schmitz Neto, do assessor de Promoção e Inteligência Competitiva, Ildo Silva da Silva, do diretor do campus Grande Florianópolis, Hércules Nunes. Coordenadores e professores dos cursos da UV também participaram do encontro.