Os cursos de curta duração, também denominados de cursos de extensão, ofertados pela Unisul, visam à iniciação de estudantes em conhecimentos específicos, ou à atualização, complementação ou ampliação desses, objetivando sempre a qualificação ou aprimoramento de habilidades profissionais específicas para atuação no mercado profissional.

Esses cursos são desenvolvidos a partir de ações pedagógicas de caráter teórico e/ou prático, planejadas e organizadas de modo sistemático, com carga horária e critérios de avaliação pré-definidos.

Os concluintes recebem certificado de realização do curso sempre que atenderem o grau de aproveitamento mínimo (nota e/ou participação), conforme plano de ensino de cada curso.

Inscrições

As inscrições ocorrem via site da Unisul, durante o período definido em edital de cada curso, as quais são amplamente divulgadas em campanhas publicitárias dessa instituição educacional.

Ao final do processo de inscrição o sistema gera um boleto, que a partir de seu pagamento, a inscrição é confirmada. O valor será sempre o anunciado na divulgação do curso correspondente.

Após a finalização do período de inscrições de cada curso, num período não superior a 15 dias, e verificada a relação de pagantes, a Unisul homologará as inscrições confirmadas.

Inscrições homologadas

A relação das inscrições homologadas será publicada no site da Unisul, na semana que antecede o início do curso, no mesmo espaço de sua divulgação e inscrição.

Início do curso

O início do curso ocorrerá conforme a data anunciada na divulgação, salvo necessidade de correção por parte da Unisul, não ultrapassando 10 dias a data anunciada.

Acesso à sala virtual

O acesso à sala virtual do curso pelo estudante homologado ocorrerá via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem, por meio de login e senha cadastrados pelo estudante no momento de sua inscrição.

A seguir são apresentadas algumas especificidades da metodologia de ensino e aprendizagem dos cursos de curta duração da Universidade Coorporativa Fecontesc:

1. A carga horária do curso é toda síncrona, ou seja, em tempo real?

Não. O modelo EAD da Unisul preza pela flexibilidade de agenda do estudante. Assim, todo o material do curso é disponibilizado desde o primeiro dia de aula e o professor fica disponível ao longo do curso, via ferramentas de interação em formato de vídeo e texto, para tirar dúvidas e compartilhar experiências com o estudante.

Em cursos em que há mediação pedagógica do professor, haverá, pelo menos, 1 momento síncrono, ou seja, ao vivo da turma com o professor. Esse momento tem duração média de 1 hora, geralmente é utilizado pelo professor para revisar o conteúdo estudado, sua data e horário são indicados por esse no início do curso e por e-mail. Já os cursos autoinstrucionais não há mediação pedagógica por meio de professor em sala.

2. Se o estudante não puder participar dos momentos síncronos  perderá essa parte do curso?

Não. Se não for possível sua participação nos momentos síncronos com o professor, esses ficarão registrados em formato de vídeo/gravação na sala do curso logo após seu encerramento. Além disso, caso o estudante tenha alguma dúvida a respeito do conteúdo nele apresentado, poderá, via ferramenta Professor, fazer perguntas e considerações a respeito. É importante observar que podem existir exceções a essa regra, em especial, no caso, por exemplo, de cursos com carga horária de, no máximo, 15 horas, cujo conteúdo englobe temas relativos a atualização de legislação.

3. Como ocorre a interação entre o professor e/ou equipe de suporte educacional da Unisul com o estudante?

Na sala virtual de cada curso há ferramentas para registro de eventuais dúvidas e considerações sobre o conteúdo. Esses registros estarão visíveis para toda a turma. Nelas também serão registradas as respostas do professor, e/ou da equipe de suporte educacional. Assim, por meio das dúvidas e experiências dos colegas, bem como as respectivas respostas do professor a elas, o estudante aprende de forma colaborativa.

4. Haverá avaliação no curso?

Sim. Essa avaliação visa a relacionar a teoria estudada com casos concretos, podendo ser objetivas e/ou dissertativas. Essa avaliação estará disponível durante todo o curso, de modo que o estudante possa realizá-la no dia e horário que melhor lhe convier, desde que esteja alinhada ao cronograma do curso. A obtenção do certificado de sua realização está condicionada à realização da referida atividade, com aproveitamento satisfatório, conforme estabelecido no plano de ensino de cada curso.

5. O estudante pode interagir como seus colegas de turma?

Sim. Existem ferramentas na sala virtual para essa interação.

6. Como aprender a utilizar as ferramentas da sala virtual?

Caso seja o primeiro curso na modalidade de Educação a Distância na Unisul, que o estudante esteja participando, esse poderá, antes de iniciar o curso, participar de uma oficina gratuita a respeito do uso das ferramentas da sala virtual. Essa oficina será ministrada de forma virtual, por assistente pedagógico, na qual ele poderá fazer simulações de sua utilização. Desse modo, caso os estudantes manifestarem interesse em participar da oficina, a Unisul entrará em contato para proceder as inscrições.

7. Como vou saber a sequência de atividades e de estudos do curso?

No sentido de contribuir com a organização dos estudantes, cada curso possui um cronograma com sugestão de estudos e atividades. A mediação na sala virtual será realizada pelo professor tutor, o qual poderá incluir na sala virtual material complementar ao curso, promoverá reflexões e discussões, citará exemplos etc. O estudante tem liberdade de organizar seus estudos, sendo o protagonista de sua aprendizagem, porém, é importante que fique atento à postagem de suas avaliações e à participação nos momentos síncronos com o professor, uma vez que possuem datas pré-agendadas.